Como hibernar motas de água de forma correta e saudável

on
Categories: Notícias

O Outono começou e com ele chega a altura de arrumar as motas de água e pequenas embarcações. Mesmo parados, os motores devem ser cuidados e hoje vamos ensinar-te como hibernar o motor de forma correta e saudável. Preparado?

Estabilizador de combustível:

A primeira coisa a fazer  no processo de hibernação de motas de água é adicionar um estabilizador de combustível, de acordo com as medidas que são recomendadas conforme o produto usado. Este estabilizador tem de ser adicionado quer decida deixar o depósito de combustível cheio ou quase vazio. Depois disto é então hora de passar para a lavagem.

Limpeza do sistema de refrigeração:

A ideia é limpar a embarcação de forma a que não haja qualquer tipo de sujidade a entupir. Todas as motas têm a sua própria entrada e saída de mangueira e pode ser também usado um anticongelante para garantir uma limpeza com proteção, garantindo sempre que tem cuidado pois o líquido refrigerante torna-se escorregadio. Para alguns modelos de jet skis é necessário um adaptador de mangueira. Enquanto este processo decorre, é necessário que a embarcação esteja plana. Este passo deve ser feito sempre que a mota ou barco é usado em água salgada, para prevenir danos e corrosões. É muito importante que não fique água dentro da embarcação, para isso, o processo de limpeza deve ser feito com o motor ligado e fazendo algumas acelerações para que saia a água toda. A limpeza demora cerca de 2 minutos.

Limpeza da embarcação e cuidados gerais:

Terceiro passo, que deve ser feito com regularidade e sempre que a mota é usada em água salgada também, é a limpeza de toda a embarcação. Com água doce, sabão, anti-salina e uma esponja. Depois pode ser aplicada uma camada de cera para proteger de pós ou outras coisas que possam danificar a embarcação.

 

Uma dica para poupar dinheiro quando voltar a usar a embarcação, é aplicar lubrificante nas peças móveis. Assim, previne a ferrugem e torna os movimentos mais suaves quando voltar a usar o seu jet ski ou pequeno barco.

 

A limpeza está concluída, assim como o tratamento da mota. É o momento ideal para a cobrir e proteger antes de ser arrumada até ao próximo verão. Existem coberturas próprias para este efeito. Depois é só arrumar num local protegido de chuva e humidades.

 

Dica: Deve ligar regularmente o motor, mesmo que não vá usar a embarcação durante esse tempo. Ligue e deixe a trabalhar por alguns minutos, isto vai prolongar a vida do seu motor.