O QUE DEVES TER SEMPRE NO TEU CARRO

on
Categories: Notícias

Costuma-se dizer que “Um homem prevenido vale por dois”, por isso hoje reunimos algumas dicas para saberes o que deves ter sempre no teu carro e seres considerado um condutor responsável e seguro, prevenido para qualquer situação.

 

Obrigatório:

A documentação é obrigatória! Para seres considerado um condutor responsável, não basta conduzires de forma segura, é preciso teres a documentação contigo. A carta de condução, o documento de identificação, o documento único do veículo, o selo do seguro e o selo da inspeção! O nosso conselho é que tenhas os selos sempre à vista no para brisas. Já os restantes documentos devem estar todos juntos numa pasta no porta-luvas, assim consegues aceder facilmente a qualquer documento que necessitas de forma rápida. Isto vai diminuir o stress e a confusão que por vezes existe na hora que te mandam parar e pedem para ver os documentos.

O colete refletor e o sinal de pré-sinalização de perigo (ou triângulo) são também obrigatórios, segundo o novo Código da Estrada, e podes até ser punido com uma coima se violares esta regra. Deves usar o colete refletor sempre que o teu carro esteja imobilizado, e o triangulo deve ser usado sempre que o veículo seja imobilizado na faixa de rodagem, na berma ou tenha deixado cair qualquer carga. Por isso este kit não deve faltar no teu carro, assim podes sinalizar qualquer situação que seja necessária sem meteres outros ou a ti em risco.

Recomendação:

Pneus furados… Muitas das vezes, a razão de teres de parar na berma da estrada é por causa de pneus furados, por isso o kit de pneu suplente não pode faltar no teu carro. Este kit deve ter: um macaco hidráulico, uma chave de roda, um pneu suplente e luvas. Podes acrescentar um vedante anti furo em alternativa. Uma lanterna também é sempre boa ideia porque pode acontecer-te um incidente destes à noite.

O booster de arranque! Pode servir também como powerbank. Todos sabem que as baterias dos carros às vezes podem ser preguiçosas, e um essencial destes é leve, fácil de transportar e cabe em qualquer compartimento do teu carro. Só te vai facilitar a vida, no momento em que o teu carro te decide pregar uma partida e não ligar.

O jerrican… Mesmo na ideia de prevenir, porque não é algo que seja preciso regularmente, mas pode acontecer ficares sem combustível no carro e desta forma é mais fácil de conseguir repor algum combustível para que consigas chegar à bomba mais próxima.

Emergências:

Emergências mais extremas! Caso seja necessário cortares um cinto ou partires um vidro em caso de acidente, um martelo de emergência é um must have. O da Sparco além de ser um martelo, tem também 8 chaves diferentes e uma lanterna.

A caixa de primeiros socorros. Seguindo a lógica do ponto anterior,  a estrada pode ser muito imprevisível e os acidentes acontecem, por isso nunca se sabe quando os primeiro socorros  vão ser necessários e deves ter esta caixinha sempre no teu carro com acesso fácil e rápido.

Extra:

Se o teu carro for movido a gás, um extintor que siga todas as normas em vigor é obrigatório. Todos os outros veículos, apesar de não ser obrigatório, é recomendável ter também um extintor para casos mais extremos.